Temas

A promoção da educação ambiental é fundamental para despertar a consciência dos cidadãos relativamente aos problemas ambientais, neste sentido o Plano de Atividades é composto por 7 temas: Água, Flora, Fauna, Percursos de Descoberta no Parque, Resíduos, Ambiente e Ambiente na Escola.

Com cada tema pretende-se:

Água

  • Alertar para a importância e necessidade de poupar água e de não poluir os recursos hídricos;
  • Dar a conhecer o ciclo natural e o ciclo urbano da água e alertar para os impactos negativos causados pela deposição de resíduos no esgoto ou em ambiente natural;
  • Alertar para os problemas relacionados com a poluição dos recursos hídricos e para as consequências que traz ao ambiente e à saúde humana;
  • Sensibilizar para a necessidade de preservar os ecossistemas marinhos e costeiros assim como toda a sua biodiversidade.



Tema Água

Flora

  • Identificar as espécies de flora autóctone e exótica, e dar a conhecer as suas características, curiosidades e utilizações;
  • Auxiliar a distinguir as plantas aromáticas e medicinais e dar a conhecer os benefícios e aplicações.
  • Valorizar o património florestal enquanto elemento essencial no equilíbrio ecológico e ambiental;
  • Incentivar a plantação de espécies autóctones e promover campanhas de plantação;
  • Alertar para os impactes negativos associados à propagação de espécies exóticas invasoras e promover ações de controlo;
  • Alertar para as várias causas de destruição do ecossistema florestal e incutir o espírito ativo na proteção da floresta e na prevenção de incêndios florestais.



Tema Flora

Fauna

  • Aprofundar o conhecimento da fauna selvagem portuguesa, e dar a conhecer as suas características, curiosidades e estatutos de conservação;
  • Sensibilizar para a importância ecológica que cada espécie apresenta e para a importância da sua conservação;
  • Identificar as espécies de fauna selvagem e os seus vestígios na natureza;
  • Sensibilizar para a responsabilidade de proporcionar atenção e os devidos cuidados aos animais domésticos.



Tema Fauna

Percursos de Descoberta no Parque

  • Estimular a proximidade com a natureza e sensibilizar para a defesa do património natural;
  • Proporcionar atividades de contacto e exploração da natureza e consciencializar para a importância de frequentar espaços verdes;
  • Divulgar o património natural e dar a conhecer a diversidade biológica do Parque da Cidade;
  • Estimular o exercício físico e o respeito pela natureza;
  • Sensibilizar para a importância da biodiversidade e da conservação da natureza.



Tema Percursos

Resíduos

  • Sensibilizar para a aplicação da política dos 7R?s da sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar);
  • Promover oficinas de reutilização de materiais recicláveis e jogos de separação de resíduos;
  • Dar a conhecer o circuito dos resíduos sólidos urbanos desde a sua produção até ao respetivo destino final;
  • Sensibilizar para a necessidade de reduzir a produção de resíduos e fomentar a prática da reciclagem e da compostagem dos resíduos orgânicos;
  • Consciencializar para os impactes negativos causados pela deposição dos resíduos em ambiente natural e alertar para o tempo de decomposição na natureza.



Tema Resíduos

Ambiente

  • Sensibilizar para a importância de poupar os recursos naturais e diminuir a pegada ecológica;
  • Reconhecer as energias renováveis e não renováveis, identificar as vantagens e desvantagens da sua utilização;
  • Abordar os tipos de poluição, as suas causas e consequências no ambiente e na saúde humana;
  • Realizar experiências com materiais de uso corrente;
  • Incutir a adoção de atitudes sustentáveis que visem a conservação e melhoria do ambiente e da qualidade de vida.



Tema Ambiente

Ambiente na escola

  • Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário,
  • Fornecer formação e apoio nas atividades ambientais desenvolvidas pelas escolas;
  • Incentivar a participação ativa na proteção do ambiente e a adoção de comportamentos cívicos e ambientalmente corretos dentro e fora da escola;
  • Promover a cidadania, a criatividade e o espírito de equipa;
  • Promover atividades de educação ambiental que se possam integrar em todas as disciplinas.
Tema Ambiente na escola