Apresentação

O Parque da Cidade da Mealhada é um espaço verde que compreende uma extensão de 14 hectares e surge no mesmo local onde outrora estavam implantados os Viveiros Florestais tutelados pelos Serviços Regionais de Agricultura (paralelo à estrada EN1/IC2 e contornado pela estrada nacional que liga a Mealhada ao Luso e à Serra do Bussaco). Após um processo encetado pelo Município da Mealhada, que durou quase 17 anos de diligências e termos processuais, em 2007 chegou-se, finalmente, a acordo com a Direção Geral dos Recursos Florestais e com a Direção Geral do Património do Estado para cedência do espaço para requalificação.

O Parque resulta de uma profunda reconversão do espaço e do coberto vegetal e foi redesenhado como um local de recreio e lazer. Foi aberto ao público a 12 de setembro de 2009 e conta com vários edifícios de apoio, de serviço e lazer, bem como áreas vocacionadas para atividades ao ar livre e desportivas.

Neste espaço, destaca-se o conjunto escultórico megalítico construído em abril de 2010 ao abrigo de um projeto internacional, composto por sete blocos de pedra de 5m x 0,50m x 0,50m, trabalhados em baixo-relevo, que foi esculpido pelos escultores Armando Martinez, Fernando Martins, Santos Carvalho e Xico Lucena.