Exposições

EXPOSIÇÃO PERMANENTE "ÁRVORES NATIVAS DE PORTUGAL"

Exposição atribuída pela ABAE ao Município da Mealhada pela sua participação no projeto "Rota pela Floresta no concelho da Mealhada", em 2018, e ao qual foi atribuído o 1º prémio.

Esta exposição é constituída por 20 painéis com informação referente a 20 espécies nativas e pretende dar a conhecer as suas características, curiosidades e utilizações. As espécies selecionadas, de diferentes famílias, mostram a riqueza da nossa vegetação do ponto de vista biológico, ecológico, histórico, cultural e económico.


EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE MATERIAL BIOLÓGICO

Encontra-se patente um conjunto de material biológico, cedido pelo CERVAS e autorizado pelo ICNF, como asas de aves de rapinas noturnas, ossos, crânios, pelo, peles e vestígios de presença de alguns animais da floresta portuguesa. O contacto com este material é uma forma de motivar os visitantes a quererem conhecer mais a nossa fauna e ajudar na sua preservação.

A exposição é ainda composta por um vasto conjunto de pinhas e outro material vegetal recolhido no Parque da Cidade da Mealhada e na Mata Nacional do Bussaco.


EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA "MINIATURAS EM CORTIÇA"

No âmbito do BioFestival da Primavera, esteve patente ao público, durante os meses de março a junho de 2020, um projeto de artesanato com peças resultantes da reciclagem de rolhas de cortiça usadas, de Samuel de Oliveira Machado. Este material natural, que assume um papel de destaque em todo o projeto, é totalmente transformado de forma manual em miniaturas de casas, castelos, aldeias, quadros e muitos outros elementos decorativos.

Samuel de Oliveira Machado
Licenciado em Animação Socioeducativa, pós-graduado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, Samuel de Oliveira Machado conta com um percurso profissional de mais de 15 anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como educador de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural em contexto escolar e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária e artes plásticas. Neste projeto, Samuel de Oliveira Machado junta à cortiça o cartão, a madeira, o esferovite e outros tantos materiais recicláveis e cria mundos diferenciadores e decorativos, oriundos destes produtos objeto de reciclagem.