Conjunto Escultórico Megalítico
Sete blocos de pedra com formas petroglíficas formam um círculo mágico com seu portal virado a nascente.
Na face exterior, o lado terreno, definido por elementos esculpidos em alto relevo, são a ligação do homem à mãe Terra, iluminada pelo Sol.
Na face interior, o misticismo, representado por figuras de deuses em baixo relevo que caminham na Terra sob o obscuro mistério da Lua.
O círculo mágico encerra dentro de si uma mesa…
Mesa mágica de agradecimento pelas dádivas ao universo e à vida…
Mealhada 21 – 06 - 2010
O Conjunto Escultório Megalítico é uma a obra composta por sete blocos de pedra, com as dimensões aproximadas de 5m x 0,50m x 0,50m cada. As esculturas, executadas em alto relevo e baixo relevo, são da autoria dos escultores Armando Martinez, Fernando Martins, Santos Carvalho e Xico Lucena. O conjunto escultórico megalítico foi construído em abril de 2010 ao abrigo do Projeto Internacional de Escultura Monumental. Os sete blocos de pedra apresentados estão dispostos em círculo, formando um "círculo mágico", cujo portal está orientado a nascente.
É também composto por um alinhamento de menhires, rasto de estrelas que se destaca da constelação principal de forças maiores.
No centro tem a mesa/altar das oferendas, receptáculo das águas propiciatórias.
O conjunto escultórico megalítico de Armando Martinez, dá-nos a oportunidade de evocar coisas que nunca soubemos, mas que estão profundamente impressas lá muito atrás, na nossa indestrutível reserva de humanidades.
Texto de José Machado Lopes, arqueólogo e amigo do artista Armando Martinez
"Trazer ao frondoso Parque da Cidade de Mealhada um conjunto megalítico é privilégio de que poucos se darão conta. Toda a obra de Arte tem algo de sagrado, de miraculoso, de exorcismo, de telúrico.
A História fala-nos de uma imensidão de civilizações extintas de que perdemos o rasto consciente, mas que continuam a "viver" nas profundezas obscuras da "alma colectiva".
Os três Artistas cooperantes neste projecto de Armando Martinez (Fernando Martins, Santos Carvalho e Xico Lucena), possuem plena consciência de pertencer à História, pois souberam penetrar os tais caminhos secretos da invenção artística.
Este impressivo monumento que trouxe até nós a mensagem druídica e mediúnica, merece ser considerado como a mais alta expressão da nossa Humanidade, porque marca a vitória do Homem rumo à sua possível verdadeira liberdade."
Fonte: https://escultoricomealhada.blogspot.com/